Topo

SÃO PAULO RECEBE 48 NOVOS ASPIRANTES NA PM

16/dezembro/2012

Uma manhã especial na zona Norte da Capital. Após as chuvas que caíram durante toda a noite de ontem, uma pausa atesta a providência Divina abençoando a Turma de Aspirantes 2012 da Academia de Polícia Militar do Barro Branco, denominada Turma General Miguel Costa. Os novos 48 Aspirantes a Oficial da Polícia Militar receberam suas espadas – símbolo da força à serviço da justiça – e que coroa os esforços de cada um após 4 anos de formação no Curso Superior de Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública.

Na manhã de hoje, no pátio sagrado do ninho das águias pardas – como carinhosamente é apelidada a Academia – os Aspirantes se perfilaram para a solenidade tão esperada, tanto pelos integrantes da turma e seus familiares, mas também por toda a sociedade paulista, pois os 48 Aspirantes irão para as ruas das cidades de São Paulo, gerenciar, controlar, comandar, liderar, e entre tantas outras funções do jovem Oficial, estar à frente das frações de tropa do policiamento sempre orientando e direcionando seus homens irmanados na missão de proteger a sociedade, se necessário com o sacrifício da própria vida.

Entrega das Espadas

O primeiro colocado da turma, o Aspirante PM José Ricardo Mahrlich Junior recebeu a espada das mãos do Secretário da Segurança Pública, Excelentíssimo Senhor Fernando Grella Vieira que neste ato representou Excelentíssimo Governador do Estado de São Paulo Geraldo Alckmin, que ressaltou que a fraternidade e a solidariedade fazem parte da atividade diária do Policial e que os dignos formandos respondem hoje os chamado de amanhã, com honras ao passado, com dignidade no presente, e com a construção de um legado à sociedade no futuro.

O primeiro colocado na área de Ciências Jurídicas, Aspirante PM Eduardo Alves Matta a recebeu das mãos do Presidente do Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo, Excelentíssimo Juiz Coronel PM Orlando Eduardo Geraldi.

O primeiro colocado das aulas de Cavalaria, Aspirante PM Renato dos Reis da Freiria a recebeu das mãos do Comandante do Regimento de Polícia Montada 9 de Julho, Tenente Coronel PM Alfredo Donizete Rodrigues de Souza.

O momento mais aguardado pelos presentes foi a abertura do pátio para que as madrinhas e padrinhos fizesse a entrega das espadas aos seus respectivos homenageados. Muita emoção marcou o momento mágico desta etapa da vida profissional desses valorosos Policias Militares que agora iniciam suas trajetórias rumo ao último posto da Instituição – o de Coronel de Polícia Militar.

Homenagem:

A Academia de Polícia Militar do Barro Branco também, na solenidade homenageou os Aspirantes de 1962, por ocasião dos cinqüenta anos de formados. Dentre os senhores que estavam perfilados no pátio, que com certeza estavam com seus pensamentos lá na Década de 60, estava o Cel PM Celso Feliciano de Oliveira que foi Comandante Geral da PM Paulista.

Patrono foi Secretário da Segurança Pública de SP.

A Turma tem como patrono o General Miguel Costa, um dos poucos Generais que a então Força Pública possui em sua história de 181 anos que hoje também completa, pois 15 de dezembro é a data da fundação da Polícia Militar. O General iniciou sua carreira com 15 anos de idade, ingressando na Força Pública. Em 1922, chegou à patente de Major, fiscal do Regimento de Cavalaria e comandou a Instituição, na época denominada Força Pública e fundou o Regimento Miguel Costa. Foi Secretário de Segurança Pública no início da Década de 30.

Curiosidades

São 48 futuros oficiais do Estado de São Paulo, sendo 33 homens e 15 mulheres e 7 futuros oficiais do Estado do Mato Grosso do Sul. O integrante da turma de maior idade é o Aspirante Heriberto de Andrade Silva, de 36 anos e o mais novo a Aspirante Lea Maria Barbosa Oliveira de 21 anos. Todos os formados prestaram concurso pela FUVEST em 2008.

Fonte: Centro de Comunicação Social da Polícia Militar

© Copyright 2008 - apmdfesp.com.br
AXM Graphic Arts