Topo

Homenagens e muita emoção
na entrega da Medalha
“Eterno(a) Guerreiro(a)”

"SOLENIDADE COMEMOROU TAMBÉM O DIA DO
POLICIAL MILITAR PORTADOR DE DEFICIÊNCIA"

Foto 1
Clique na foto para ver todas as imagens


video
Clique na foto para assistir aos vídeos
(partes 1 e 2)

A APMDFESP homenageou, na noite desta segunda-feira, 29 de Outubro, vinte e quatro convidados que, em sua trajetória de vida, abraçaram a causa dos deficientes físicos, lutando por suas necessidades e defendendo os direitos dos policiais militares que passaram para a inatividade por invalidez.

A entrega da Medalha “Eterno(a) Guerreiro(a)”, que é feita desde 2005, foi realizada desta vez no Plenário da Câmara Municipal de São Paulo, a convite do vereador Sargento Abou Anni.

HOMENAGEADOS

O primeiro homenageado da noite, que recebeu a melhada das mãos do Presidente da APMDFESP, Sargento Elcio Inocente, foi o Comandante Geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo, Cel. PM Roberval Ferreira França. Em seu discurso, o Comandante emocionou toda a plateia ao relatar sua história de vida, que explica em parte a razão pela qual esta causa tanto o sensibiliza: ele vem de uma família de 10 filhos, 5 dos quais nasceram com uma deficiência mental. O Cel. Roberval explicou as dificuldades que teve para cuidar deles e o orgulho que sente ao vê-los hoje adultos, formados e constituindo suas próprias famílias. “Vocês todos são pessoas especiais, que honram o papel da Polícia Militar. Entregaram o que têm de mais preciso – suas vidas, sua saúde, sua integridade física – para cumprir com dignidade esse papel. A Polícia Militar é a última barreira entre a sociedade e o crime. E vocês são heróis anônimos que merecem toda a horna, todas as homenagens e todo o nosso respeito”, disse o Comandante.

Também foram homenageados o Sub-Comandante Geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo, Cel. PM Hudson Camilli, além de vários policias militares ativos e inativos. Mas o ponto mais comovente da entrega de medalhas foi a homenagem a seis esposas de policiais, cinco com comprometimentos graves e um já falecido, que dedicaram suas vidas como cuidadoras, zelando pelos maridos atingidos em cumprimento do seu dever.

AUTORIDADES

Convidados para a composição da mesa, estiveram presentes – além do Comandante Geral – os deputados federais Ricardo Izar e Arnaldo Faria de Sá; o deputado estadual Major Olímpio Gomes; a Secretária de Justiça e Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo, Heloísa de Souza Aranha; o Secretário Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Marcos Belizário; e o vereador Abou Anni. A mesa foi presidida pelo Presidente da APMDFESP, Sargento Elcio Inocente que, em seu pronunciamento, destacou o papel das esposas cuidadoras ali homenageadas e, mesmo sentado em sua cadeira de rodas, afirmou emocionado: “Apesar de minha condição e de tudo o que me aconteceu, eu tenho muito orgulho de ser policial militar”.

O Deputado Federal Arnaldo Faria de Sá disse que, para aqueles policiais deficientes, “toda homenagem é pouca, porque lutaram e continuam lutando pela nossa sociedade.” O Deputado Federal Ricardo Izar lembrou que o Brasil é, internacionalmente, um país pacífico, mas que “a nossa guerra é aqui e vocês, policiais militares, são nossos heróis de guerra”.

A Secretária Estadual de Justiça, Heloísa Aranha, disse que o ferimento daqueles policiais foi “só no corpo, não na alma, pois estão aqui de cabeça erguida, nos dando o seu exemplo”. E completou: “Ninguém mais defende e garante os direitos humanos no Estado do que a Polícia Militar. Vocês, policiais, protegem nossa liberdade de ir e vir, o nosso patrimônio e as nossas vidas”.

O Secretário Municipal Marcos Belizário lembrou que “a causa do deficiente é a causa de todos nós pois, quem viver, terá um dia a mobilidade reduzida”. Disse ainda que São Paulo quer “uma cidade de inclusão” e que a Prefeitura tem “muito orgulho da APMDFESP”.

O Deputado Major Olímpio disse estar diante de uma “legião de heróis”. Lembrou que todos ali “se expuderam e colocaram suas vidas em risco, se feriram para defender a sociedade e continuam altivos”. Sobre os recentes atentados acontecidos no Estado de São Paulo, ele afirmou que “a PM não é o problema: a PM faz parte da solução.”

O vereador Abou Anni, que também recebeu a medalha, olhando fixamente para a plateia que o ouvia, disse: “Eternos Guerreiros são vocês!”

PRESENTE

O Comandante Geral, Cel. Roberval Ferreira França, encerrou seu pronunciamento com um presente. Disse que não queria vir à solenidade “de mãos vazias”e por isso trouxe a publicação no Diário Oficial do último sábado, que garantiu a promoção a Cabo, assinada por ele, da Soldado PM Euvanda Rodrigues de Souza, que ficou inválida em 2008 numa ocorrência, e não conseguia sua promoção. Naquela época, a Soldado trabalhava no 22º BPM/M e, durante uma ocorrência, seu parceiro foi baleado. Ela reagiu, salvou o colega, mas foi atingida e perdeu os movimentos de uma das mãos. O pedido foi feito ao Comandante pelo Presidente da APMDFESP. A Soldado Rodrigues estava presente e se emocionou muito ao ouvir o relato e ao receber um abraço de dona Cristiani França, esposa do Comandante Geral, que fez questão de comparecer à solenidade.

“SOLDADO FERIDO”

Um momento de muita emoção foi a apresentação do Soldado Almeida, com sua “Canção do Soldado Ferido”. A música retrata um sofrimento passado por muitos ali presentes e lembra também aos da ativa os riscos inerentes à essa honrosa profissão. O Soldado Almeida foi aplaudido de pé.

Fonte: Magdalena Bonfiglioli
Jessy House Serviços e Produções

© Copyright 2008 - apmdfesp.com.br
AXM Graphic Arts