Topo

Proerd forma 1.093 alunos
em Presidente Prudente

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), desenvolvido na Rede Municipal de Educação pelo 18º Batalhão do Interior em parceria com a Secretaria Municipal de Educação formou 1.093 alunos, no Ginásio Municipal de Esportes, em Presidente Prudente/SP.

Nessa edição, alunos dos 5° anos de 14 escolas do ensino fundamental receberam ensinamentos que visam à prevenção às drogas e a violência. Os alunos receberam certificados e realizaram um juramento perante a família e autoridades presentes, assumindo o compromisso de ficar longe das drogas e situações de violência.

A intenção é que os alunos coloquem em prática os ensinamentos recebidos durante os últimos três meses, além de divulgar aos colegas os conhecimentos e comportamentos preventivos relacionados às drogas e à violência.

"Durante as aulas, as crianças foram orientadas sobre drogas lícitas e ilícitas, práticas de violência, como o Bullying que é o assunto do momento. A ênfase do programa é justamente orientá-los de modo que eles se comprometam a ficar sempre longe das drogas e das situações de violência", explica a Instrutora do Proerd Cabo Rosenilda Bargas.

Números

No primeiro semestre de 2012, em Presidente Prudente, está previsto que 3.233 alunos do 5º ano das escolas públicas e particulares recebam instruções do Proerd. Em 2011, nos 21 municípios que compreendem a área de atuação do 18º BPM/I, o Proerd atendeu a 9.043 (nove mil e quarenta e três) alunos.

O programa consiste em uma ação conjunta entre o Policial Militar, devidamente capacitado, professores, pais, alunos e comunidade, no sentido de prevenir o uso indevido de drogas e a violência, bem como ajudar os estudantes a reconhecerem as pressões e a influência diária para usarem drogas e praticarem a violência, e a resistir a elas.

"O PROERD é mais um fator de proteção desenvolvido pela Policia Militar para valorização da vida, contribuindo sobremaneira para o fortalecimento da cultura da paz e a construção de uma sociedade mais saudável e feliz", frisa o Comandante do 18° Batalhão de Polícia Militar do Interior, Tenente Coronel Francisco Batista Leopoldo Junior.

Outras atividades

Os Instrutores também atendem outras instituições publicas e privadas, orientando e prevenindo através de palestras sobre o uso de drogas, desenvolvem campanhas educativas, como a de orientação e distribuição da revista em quadrinhos que visa coibir o trote ao "190", que resultou na diminuição de 64 dos trotes, campanha do desarmamento infantil, em que as crianças trocaram armas de brinquedo por livros e foi desenvolvida com sucesso no município de Álvares Machado.

Fonte: Centro de Comunicação Social da Polícia Militar

© Copyright 2008 - apmdfesp.com.br
AXM Graphic Arts