Topo

Polícia Militar apreende
430 vidro de palmito

A Polícia Militar Ambiental, durante fiscalização realizada pelo 3º Pelotão de Iguape, em operação conjunta com a Fundação Florestal, flagrou às margens do Rio Forquilha, localizado na Estação Ecológica Juréia/Itatins, em Iguape, três pessoas transportando feixes de palmito da espécie Juçara, extraídos da Mata Atlântica, que seriam industrializados de forma clandestina e sem qualquer higiene em um casebre construído no interior da mata.

Grande quantidade de palmito já estava na condição de industrializado, bem como vidros e petrechos que eram usados no processamento do produto.

Após a constatação dos crimes ambientais, foram confeccionadas multas que somaram mais de R$ 300.000,00 (trezentos mil) reais em desfavor dos infratores, e a ocorrência foi conduzida à Delegacia de Polícia de Iguape para adoção de medidas judiciárias.

Foram apreendidos: 382 unidades de palmito da espécie Juçara in natura, 430 vidros de palmito industrializados de 300 gramas cada, 05 vidros de palmito industrializados de 1.800 gramas cada, 420 vidros de 600 gramas vazios, 01 barco de alumínio de 6 metros de comprimento e petrechos para processamento do produto.

É importante ressaltar que a Polícia Militar conta com a colaboração da população para denúncias a fim de coibir este tipo de crime que, além de atentar contra o Meio Ambiente por ser o palmito Juçara espécie em extinção, traz à população enorme risco à saúde pelas condições em que é processado clandestinamente.

Fonte: Comunicação Social da Polícia Militar

© Copyright 2008 - apmdfesp.com.br
AXM Graphic Arts