Tenente-coronel do Bope relembra quando salvou refém de bandido
A série Nasci de Novo, do Jornal da Record, levou ao ar nesta quarta-feira (23/10) outras histórias de pessoas que sobreviveram à situações limites e de extrema violência. O Tenente-Coronel do Bope, João Busnello, viveu essa experiência como vítima, ao ser alvejado por tiros de traficantes e, depois, como herói ao atingir um bandido e salvar a refém.
Também participaram da série Elcio Inocente (presidente da APMDFESP e que ficou paraplégico em consequência dos tiros que recebeu de um bandido que também tinha refém), Jair Sá Teles (que atua no departamento de Relações Públicas da entidade e foi alvejado com um tiro na cabeça durante um assalto) e Wagner Leite da Silva (associado que foi lançado da alça que dá acesso da Rodovia Marginal Tietê à rodovia Presidente Dutra). Os três foram entrevistados pela jornalista Cleisla Garcia.
Em setembro, Wagner deu depoimento ao boletim informativo da APMDFESP sobre a importância da instituição nesse momento tão delicado de sua vida. “Meu convênio tem me dado suporte. Quando não posso contar com ele, recorro à APMDFESP, que me cedeu uma cama hospitalar, cadeira de rodas, de banho, um colchão especial conhecido como caixa de ovo e que me ajudou muito na parte circulatória e a prevenir escaras também. Por enquanto, faço fisioterapia pelo convênio. Mas, posteriormente, pretendo fazer na associação”, disse Wagner.
Ele também fez uma avaliação da atuação da instituição. “Não vejo na APMDFESP uma associação, mas uma irmandade na qual a contribuição tem retorno diferenciado. Mesmo que a gente não precise, outras pessoas são beneficiadas. Até mesmo quem não é sócio, mas precisa de apoio. Sempre acompanhei o trabalho da entidade e, em meus 25 anos de polícia, nunca havia precisado dos serviços dela. Mas já havia presenciado ações que ajudaram, não só inúmeros policiais militares mas também policiais que não eram sócios e até parentes, em uma atitude de caráter humanitário, algo extraordinário. Não foi diferente comigo. Quando precisei, fui prontamente atendido e acolhido pela APMDFESP.”
Veja os programas na íntegra:
Nasci de Novo: policial sobrevive após levar tiro na testa
Nasci de Novo: sargento da PM escapa da morte após grave acidente
Nasci de Novo: tenente-coronel do Bope relembra ferimentos em operações
Fontes: R7 e Portal da Assembleia Legislativa de São Paulo