Aline Pinho

Com um olhar voltado para o idoso e suas necessidades, o Departamento de Clínicas da APMDFESP realiza, todas as segundas-feiras, o Grupo de Atividades no intuito de promover momentos de lazer e interação.

A iniciativa acontece na Sede, das 14h às 15h, e atende em média 15 idosos, entre 50 e 90 anos. Eles participam de atividades recreativas, como oficinas de Artesanato, Culinária e Pintura, com o auxílio de fisioterapeutas, psicólogas, terapeutas ocupacionais e fonoaudióloga.

A aposentada Cacilda Maria Machado, 85, integra o projeto há sete anos e não perde a oportunidade de participar das oficinas. “Me sinto bem em estar aqui. Os profissionais nos motivam, são atenciosos e fazem tudo com muito carinho”, afirma.

A participante Glória Camargo também relata como é participar do projeto. “Gosto muito e vejo como uma família. Os profissionais são muito dedicados e nos ensinam bastante. Enfim, tudo o que tem aqui no grupo eu participo”, diz.

Segundo a psicóloga Selma Seles, o projeto existe há 14 anos e é importante pensar em interações que busquem melhorar a qualidade de vida da pessoa na terceira idade. “As atividades possibilitam a socialização, valorizam a autoestima, além de estimular a coordenação motora e cognitiva dos nossos idosos. Eles são frequentes nas oficinas e usam bem a criatividade”, avalia.

Todo final de ano a APMDFESP realiza um passeio anual para proporcionar um dia de lazer ao grupo. Ano passado, eles foram para um Hotel Fazenda em Vinhedo, no interior de São Paulo.