Topo

Deficiente físico precisa
cuidar da alimentação

Legumes
Verduras, legumes e vegetais deixam
almoço e jantar mais saudáveis

Frutas
Além de comer três frutas ao dia, precisamos
ingerir água antes que a sede apareça

A nutrição de pessoas que se tornam portadoras de deficiências físicas e têm redução da mobilidade necessita atenção.  “Um paraplégico movimenta muito os braços por causa da cadeira de rodas, mas não tem o mesmo gasto calórico de uma pessoa que pode andar. O consumo de calorias tem de diminuir ou ela vai ganhar peso”, explica a nutricionista Raquel Marcellino, que atende associados e seus dependentes na sede da APMDFESP.

Segundo a nutricionista, o ganho de gordura, principalmente na região do abdômen, pode levar a doenças cardiovasculares. Mas ela alerta que qualquer tipo de dieta deve ser indicado por um profissional, que levará em consideração vários fatores. “Homens, por exemplo, precisam de mais calorias que as mulheres. Elas têm metabolismo mais lento e ganham peso com mais facilidade”. Idade, altura, tipo de deficiência e o quanto ela compromete os movimentos também devem ser considerados na reeducação alimentar.

A deficiência também pode resultar em atrofia muscular. No caso de paraplégicos, por exemplo, por serem impossibilitados de usar as pernas, costuma haver perda significativa de massa muscular nessa região. “Devemos dar atenção ao consumo maior de alimentos ricos em proteínas como carnes vermelhas, ovos, aves, queijo e leite, que ajudam a retardar esse processo”.

Outro problema comum enfrentado é a constipação intestinal, agravada pelo falta do hábito de tomar água regularmente.  “Muitas vezes, por conta da dificuldade de locomoção, as pessoas tendem a tomar menos água e só fazem isso quando estão com muita sede. Isso também é muito perigoso. A sede é o alerta de que o corpo já está desidratado”.

Reeducação alimentar

Dicas da nutricionista para melhorar a alimentação.

• Não se esqueça de beber água e nem espere a sede chegar para isso;

• Coma pelo menos três frutas ao dia por causa da quantidade de fibras, minerais e vitaminas;

• Vegetais, verduras e legumes são bem-vindos sempre nas duas refeições;

• Se alimente a cada três horas, pois isso ajuda a acelerar o metabolismo;

Fonte: APMDFESP/Assessoria de Imprensa
Fotos/Divulgação

© Copyright 2008 - apmdfesp.com.br
AXM Graphic Arts