Untitled Document [youtube http://www.youtube.com/watch?v=Rfmm14-vL3k&w=500&h=220]
Home PALESTRA SOBRE SAÚDE DO HOMEM ESCLARECE DÚVIDAS SEM PRECONCEITOS
« Home »
24 nov, 2017 Comentários desativados em PALESTRA SOBRE SAÚDE DO HOMEM ESCLARECE DÚVIDAS SEM PRECONCEITOS

PALESTRA SOBRE SAÚDE DO HOMEM ESCLARECE DÚVIDAS SEM PRECONCEITOS

Tags
Plurk
Share this

 

Numa linguagem clara, direta e apresentando dados científicos comprovados, o urologista e cirurgião vascular Dr. Carlos Augusto de Araújo Pinto proferiu, na tarde desta quinta-feira, 23 de novembro, na sede central da APMDFESP, uma palestra sobre a SAÚDE DO HOMEM – VENCENDO O PRECONCEITO, como parte da campanha de prevenção contra o câncer de próstata intitulada Novembro Azul.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, o tumor de próstata é o 4º tipo de câncer que mais mata no mundo. De cada 10 homens, quatro têm tendência a desenvolver a doença.

O grande problema do controle dessa enfermidade, segundo o Dr. Araújo, é a falta de prevenção. De acordo com uma pesquisa da Sociedade Brasileira de Urologia, realizada com 5 mil homens acima de 40 anos, 38% não costumam ir ao médico e 64% nunca mediram a testosterona. Dentre aqueles que procuram um médico, 70% tiveram influência da família para buscar ajuda, quase sempre da esposa.

“É preciso medir o PSA duas vezes ao ano e fazer o exame de toque”, diz o doutor. Ele falou ainda sobre os sintomas da andropausa – que é o correspondente nos homens à menopausa feminina – e sobre as complicações do diabetes. “Diabetes e cigarro é uma combinação que é uma bomba!”, alerta o Dr. Araújo.

Foram ainda temas da palestra as doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), a peyonie (fibrose resultante de trauma que altera o formato do órgão sexual), a esterilidade, a disfunção erétil com suas opções de tratamento e as próteses penianas.

O Dr. Araújo insistiu na necessidade de procurar um médico ao primeiro sintoma ou ao notar qualquer anomalia no órgão genital. E que esses assuntos têm que ser tratados sem preconceito ou vergonha, com ajuda médica, para garantir um atendimento precoce que pode salvar muitas vidas.

 

 

Comments are closed.