
(Foto: Divulgação/André Aguiar) Presidente, diretores e representantes da APMDFESP participaram da formatura
A Polícia Militar formou 992 sargentos na última sexta-feira (31/03). A formatura do curso superior tecnólogo em polícia ostensiva e preservação da ordem pública contou com a participação do secretário da Segurança Pública, Mágino Alves Barbosa Filho. Membros da diretoria e representantes da APMDFESP também estiveram presentes no evento.
O curso foi concluído por 892 homens e 100 mulheres, que já faziam parte da corporação e, agora, sobem de patente. Entre outros requisitos, para ingressar nas aulas, o policial militar precisa ser cabo ou soldado de 1ª classe, com pelo menos cinco anos de serviço.
Durante o evento, o secretário da Segurança entregou a medalha “Pedro Dias de Campos” ao primeiro colocado no curso, Wagner Soares dos Santos Silva, que teve nota 9,79.
“Vocês mostraram que estão preparados para ser os primeiros líderes de tropa, que estão preparados para ser sargentos. Agora, todos vocês estão aptos a cumprir essa missão”, disse Mágino. “Nunca se esqueçam de honrar o nosso patrulheiro, de honrar o soldado e o cabo que vocês já foram. E nunca se esqueçam de honrar essa farda que vocês vestem com tanto orgulho, não só nesta cerimônia, mas por toda a vida”, completou emocionado.
Os formandos passaram por nove meses de aulas, distribuídas em 1.055 horas de estudos, que se iniciaram em junho do ano passado. A grade curricular foi dividida em três áreas – administrativa, jurídica e profissional.
Entre as disciplinas, os alunos cursaram gestão pela qualidade na supervisão, administração de recursos financeiros, direitos humanos, legislação especial penal, doutrina de polícia comunitária, inteligência policial e tiro defensivo na preservação da vida “Método Giraldi”. Também houve palestras, treinamentos e estágio.
A turma “Anselmo Souza Cedraz”, em homenagem ao 3º sargento que morreu em novembro do ano passado durante atendimento de uma ocorrência, escolheu o prefeito de São Paulo, João Doria, como paraninfo.
“Quero agradecer às turmas por me escolherem como paraninfo. E registrar a nossa iniciativa de integrar as ações da Prefeitura de São Paulo com o Governo do Estado através da Secretaria de Segurança Pública, entre a PM e a Guarda Metropolitana”, disse Doria.
Desde 2011, 6.556 sargentos se formaram no curso superior tecnólogo em polícia ostensiva e preservação da ordem pública. Em 2016, foi realizada a formatura de 980 alunos.
Texto e fonte: Assessoria de Comunicação Secretaria de Segurança Pública (Mainary Nascimento e Bruna Lima)

Soldado PM Thiago Bispo da Silva, Wladimir Menezes (secretário-geral), Rogério Praxedes (representante da Zona Oeste) e Soldado PM Gilson Ribeiro da Silva