((((( Perguntas Frequentes )))))

Encontre aqui as perguntas mais comuns e suas respectivas respostas!


ATENÇÃO ASSOCIADOS: UMA REDE DE VANTAGENS E DESCONTOS JÁ ESTÁ À SUA DISPOSIÇÃO!

A APMDFESP acaba de fechar uma parceria com um Clube de Descontos e Benefícios que oferece a todos os nossos associados descontos de 10 a 60% em inúmeros produtos e benefícios, sem que o quadro associativo tenha nenhum custo adicional na mensalidade para desfrutar dessas vantagens.

Basta acessar o portal e usufruir dos descontos e promoções das milhares de empresas dos setores de lazer, cultura, turismo, esportes, tecnologia, vestuário, eletrodomésticos, acessórios, serviços e muito mais. O portal é atualizado constantemente e os descontos e promoções vão trazer muitas surpresas para o associado e toda a família. Acesse já o portal! http://www.beneficiosevantagens.com.br/apmdfesp
Home Leia o discurso do novo Comandante-Geral da Polícia Militar, Coronel Ricardo Gambaroni
« Home »
19 jan, 2015 Comments: 1

Leia o discurso do novo Comandante-Geral da Polícia Militar, Coronel Ricardo Gambaroni

Tags
Plurk
Share this

Na última quarta-feira (14/01), na Academia de Polícia Militar do Barro Branco,  aconteceu a transmissão do Comando-Geral da Policia Militar do Estado de São Paulo ao Coronel  PM Ricardo Gambaroni. Estavam presentes o governador Geraldo Alckmin, o secretário da Segurança Pública, Alexandre de Moraes. A página da Polícia Militar no Facebook publicou o discurso feito pelo novo Comandante-Geral da Polícia Militar, que reproduzimos abaixo.

“É com muita emoção e honra que retorno a este pátio sagrado — a Academia de Polícia Militar do Barro — onde, há quase 34 anos, ingressei nas fileiras da Polícia Militar do Estado de São Paulo, como Aluno Oficial desta insigne Casa de Ensino. Oriundo de família humilde, como muitos de nós, tinha o objetivo de fazer uma carreira, estudar, evoluir e ajudar a tornar o nosso país um lugar melhor para vivermos.

Assim, assumir o cargo de Comandante-Geral de nossa quase bicentenária Polícia Militar era apenas um sonho, que se tornou realidade com a confiança sobre mim depositada pelas autoridades governamentais, pois cada passo na carreira policial militar traz seus desafios e recompensas.

Gandhi disse: “Viva como se fosse morrer amanhã. Aprenda como se fosse viver para sempre.” Esse pensamento sempre pautou minha vida e carreira. Vivi cada momento dela como se fosse único e me preparei para os desafios de cada etapa transposta como se fosse viver para sempre. E é dentro desse espírito que espero fazer tudo o que estiver ao meu alcance para contribuir com o constante aperfeiçoamento da Polícia Militar, do sistema e das políticas de segurança pública do Estado de São Paulo e do país.

Comandar a PM de São Paulo é uma honra e, ao mesmo tempo, uma enorme responsabilidade, considerando a grandiosidade de uma Instituição com 183 anos de história, tradições e responsabilidade social, composta por quase 94 mil homens e mulheres, valorosos profissionais responsáveis pelo planejamento e execução das atividades de polícia ostensiva e de preservação da ordem pública nos 645 municípios paulistas, servindo e protegendo nossa população.

Para me assessorar nesse mister sei que conto com um comando coeso e alinhado com os mais altos valores ético-profissionais, e este será meu sustentáculo, pois nossos objetivos são altruístas e focados no bem-estar de todos os brasileiros que habitam o território paulista.
Por sua vez, há de ser ressaltado que a Polícia Militar é o sustentáculo dos cidadãos que contribuíram e contribuem para a pujança do Estado de São Paulo. Muitas vezes incompreendida e criticada, é essa Polícia Militar, formada por pessoas dedicadas e abnegadas, que estende a mão aos necessitados de proteção nas horas mais difíceis da vida, assistindo, acolhendo e amparando-lhes, seja de dia ou de noite, no calor ou frio, nos palácios ou nas choupanas.

Convém ressaltar que os valorosos policiais militares paulistas agem, de forma incondicional e irrestrita, a serviço da sociedade e do interesse público, colocando seu mais precioso bem — a vida — em risco diuturnamente, para proteger pessoas que sequer conhecem.

Aliás, servir e proteger é o lema universal das polícias e também não é diferente no Estado de São Paulo. Sem polícia não há lei, não há paz, não há amparo. Trabalharemos para reforçar a imagem da Polícia Militar associada à proteção da sociedade. A postura de todo policial militar é e deve ser única: considerar todo cidadão como seu semelhante e agir segundo esse princípio.

É certo que reforçaremos os três pilares que sustentam o Sistema de Gestão da Polícia Militar do Estado de São Paulo: Os Direitos Humanos, a Gestão pela Qualidade e a Polícia Comunitária, esta sinônimo de polícia de proximidade, integrada com a sociedade na discussão e resolução das questões na área da segurança pública.

E não há vocação melhor para auxiliar, proteger e amparar o próximo que a carreira policial militar. Somente no ano de 2014 foram atendidos 26.704.520 (vinte e seis milhões, setecentos e quatro mil e quinhentos e vinte) pedidos de auxílio por meio no número de emergência 190, que geraram 8.879.462 (oito milhões, oitocentos e setenta e nove mil e quatrocentos e sessenta e duas) ocorrências policiais, bem como 77.365 (setenta e sete mil, trezentos e sessenta e cinco) auxílios à população e proteção àqueles que estão em situação de perigo.

Além disso, 139.515 (cento e trinta e nove mil, quinhentos e quinze) infratores da lei foram presos em flagrante delito ou por mandado judicial, 22.670 (vinte e dois mil, seiscentos e setenta) apreendidos também em flagrante ou por mandado judicial e 263.943 (duzentos e sessenta e três mil, novecentas e quarenta e três) vidas humanas foram salvas ou amparadas. Os dedicados Policiais Militares realizaram, ainda, 54 (cinquenta e quatro) partos e 52.276 (cinquenta e dois mil, duzentos e setenta e seis) salvamentos não somente por intermédio do Corpo de Bombeiros, mas também servindo em diversas unidades territoriais e especializadas, tais como do policiamento ambiental, rodoviário, de trânsito, de choque e aéreo.

Infelizmente, esse comprometimento incondicional com a defesa da sociedade tem um custo elevado: foram 14 (catorze) policiais militares mortos e 250 (duzentos e cinquenta) feridos em serviço, somente no ano de 2014. Rogo a Deus que nos proteja para que eu não sinta a dor de entregar a Bandeira Paulista dobrada a pais, esposas ou filhos de valorosos homens e mulheres policiais que tenham cumprido seu dever de proteger a sociedade.

No aspecto da gestão, em seus variados segmentos, a Polícia Militar é uma instituição em constante aprimoramento, com a utilização de ferramentas modernas destinadas ao planejamento, organização, liderança e controle. Temos a serviço da população tecnologia e meios avançados e continuaremos a buscar soluções no estado da arte para atendê-la melhor e de maneira mais efetiva.

Vale lembrar que são 17 mil viaturas equipadas com modernos dispositivos de gerenciamento de ocorrências, como a Base Informatizada de Fotografias Criminais (FOTOCRIM), o Sistema Informatizado de Administração Geoprocessada de Policiamento Ostensivo em Tempo Real (COPOM ON LINE), o Programa de Policiamento Inteligente (PPI) e outras ferramentas de planejamento e gerenciamento das atividades de polícia ostensiva e de preservação da ordem pública, que muito fazem a diferença no enfrentamento à criminalidade.

É certo que hoje temos um dos mais modernos Centros de Operações Policiais do mundo, com acesso a informações, em tempo real, de câmeras em centenas de pontos da cidade, helicópteros e links terrestres, garantindo capacidade de Comando, Controle e Inteligência nas mais variadas ocorrências e operações policiais, das mais simples às mais complexas.

Nosso comando será orientado pela constante busca e desenvolvimento desse conhecimento, que é o recurso mais importante da Instituição, transmitido e aperfeiçoado a cada dia, de forma a deixar ao meu sucessor o legado de uma Polícia ainda mais eficiente e protetora.

Assim, como diretrizes balizadoras das nossas ações, na busca da constante evolução da Polícia Militar investiremos:
– no respeito incondicional aos Direitos Humanos;
– no aprimoramento do relacionamento da Polícia com as pessoas;
– na valorização do Policial;
– na modernização da estrutura organizacional; e
– na gestão voltada à eficácia administrativa e operacional, com a elaboração de um Planejamento Estratégico a longo prazo.

É sobremodo importante assinalar que a Polícia Militar do Estado de São Paulo — como componente mais visível do sistema de segurança pública do país — entende a importância da integração das atividades policiais com as instituições que formam o sistema de segurança pública e de justiça criminal, em nível municipal, estadual e federal, de acordo com as áreas e parâmetros definidos pelo Governo do Estado de São Paulo. Assim, estamos à disposição de todas as Instituições para discutir e colaborar com o aperfeiçoamento do sistema, atuando, de maneira integrada, em atividades de prevenção e repressão à criminalidade, sempre em prol do bem-comum.

Nessa vereda, sabemos que toda atividade que possui alguma ligação com a segurança pública envolve altos investimentos e exige, dos diversos profissionais componentes do sistema, o planejamento e a execução de medidas que busquem antecipar-se às ações criminosas, sempre contando com a imprescindível e constante evolução da legislação penal e processual penal de nosso país, evitando a impunidade e a reincidência criminal.

Tendo tal balizamento a orientar nossas ações e contando com um corpo de Oficiais e Praças altamente treinado, qualificado e motivado, seguramente continuaremos no caminho do aperfeiçoamento de nossa querida Polícia Militar do Estado de São Paulo, garantindo que cumpriremos nossa parte na construção de um país melhor, mais seguro e com mais respeito e dignidade ao ser humano, sob a proteção de Deus.

São Paulo, 14 de janeiro de 2015.”

Leia também: 

 Assembleia Legislativa aprova Projeto de Lei que permite emprego de PMs portadores de deficiência em atividades internas na corporação

Conheça todos os benefícios que a APMDFESP oferece aos associados

Saiba como entrar com ação individual para receber recomposição das perdas havidas com a conversão da URV

Advogado da APMDFESP consegue liberdade provisória para PM que matou camelô na Lapa

Leia o discurso do novo Comandante-Geral da Polícia Militar, Coronel Ricardo Gambaroni 

Conheça o novo Comandante-Geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo

Representação da Zona Oeste inaugura espaço destinado à fisioterapia

Alckmin sanciona lei que amplia poder de fiscalização de bombeiros

Advogados da APMDFESP ganham processo e Cabo PM acusado de duplo homicídio é inocentado; a pena seria de 40 anos caso fosse considerado culpado pelo júri

Ciaf divulga tabela completa de vencimentos com base na Lei Complementar 1249/2014

Comments

( 1 )
  1. Wagner Renato dos Santos jan 20th, 2015 16:11

    Amém, que Deus Pai Todo Poderoso e Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo de Nazaré abençoe e ilumine os pensamentos, palavras, ações, planejamentos, foco, objetivos, reflexões, postura diante da realidade da falta de Segurança e Extermínio dos Profissionais da Segurança Pública do Estado de São Paulo onde apenas no ano de 2014 mais de 100 Policiais Militares foram covardemente executados, sendo apenas 14 de Serviço, os demais em razão da função policial, onde o total de policiais vítimas de tentativa de latrocínio e assassinato pelo Crime Organizado no Estado de São Paulo ultrapassou mais de 420 atentados, sendo que:
    – mais de 200 Policiais Militares do Estado de São Paulo vitimados que foram atingidos efetivamente no atentado sofrido no ano passado por disparos de armas de fogo e sobreviveram, tiveram sequelas irreversíveis onde dezenas ficaram tetraplégicos, dezenas paraplégicos, e dezenas com invalidez permanente de um ou mais membros ou funções orgânica e ou cognitivas.
    É uma Utopia do Governo dizer e afirmar que a população do Estado de São Paulo têm Segurança Pública e ainda mais de qualidade, sendo que, nem mesmo os próprios Funcionários da Segurança Pública e sua Família têm, como poderá então os Cidadãos Paulistanos terem?
    Os únicos que no Estado de São Paulo têm direito a Segurança Pública de Qualidade são:
    – O Governador do Estado, e Família;
    – Desembargadores do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo e Muitos Magistrados de Primeira Instância;
    – Promotores de Justiça do Estado de São Paulo;
    – Deputados Estaduais e Familiares;
    – Prefeitos; e
    – Vereadores dos 645 Municípios do Estado de São Paulo, onde todos estes andam sob escolta armada de Policiais Militares e Civis a paisana.